documentos cidadão americano e green card

Cidadania Americana: Quem tem Direito e Como Conseguir

Os Estados Unidos são um país que inspira valores como liberdade e justiça. Não é à toa que muitas pessoas do mundo inteiro desejam se tornar cidadãos americanos, e, conseguir a Cidadania Americana. Outro motivo que leva a esse desejo é que os EUA se tratam de uma das maiores potências mundiais, com qualidade de vida para todas as idades, sem falar na língua inglesa, que é quase universal e sua moeda que comanda o mercado global.

O país, inclusive, foi e ainda é moldado pelas mãos de muitos imigrantes, que contribuem para uma diversidade cultural sem igual. Nesse sentido, os EUA contam com inúmeros cidadãos naturalizados, que são uma parte fundamental da nação americana. Sem contar que possuir a cidadania americana oferece muitos benefícios e responsabilidades.

E se você está se perguntando se ainda vale a pena imigrar para os Estados Unidos, este artigo foi feito para você. Aqui, vamos explorar os detalhes da cidadania americana, quem tem direito, como conseguir e qual é a diferença do Green Card. E você já pode fazer o nosso teste de elegibilidade agora mesmo para saber se você é elegível ao Green Card!

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

O que significa ter cidadania americana e qual é a diferença do Green Card?

Obter a cidadania americana é a mesma coisa que se tornar um cidadão dos Estados Unidos. Em outras palavras, isso significa que você terá os mesmos direitos de uma pessoa nascida em solo americano mesmo não tendo nascido lá.   

Tendo isso em vista, aqueles que conquistarem a cidadania americana terão direitos como oportunidades de trabalho e estudo, poderão adquirir bens como uma casa, por exemplo. Somado a isso, poderão ainda votar e até mesmo exercer cargos públicos. 

Vale lembrar que são mais direitos do que quem possui um Green Card, que é a permissão de residência permanente. Isto é, quem tem o Green Card pode morar, trabalhar e estudar legalmente nos Estados Unidos, mas não pode votar nem exercer cargos públicos, por exemplo. 

Outros direitos de quem tem a cidadania são estudar em universidades com taxas mais baratas, contratar seguro saúde do governo, entrar e sair dos EUA quando quiser, pelo tempo que quiser, sem a necessidade de notificar autoridades e sem perder o direito de residência. 

Os cidadãos podem também pedir residência para pais mais rapidamente, desde que consiga comprovar que pode sustentá-los. E, por fim, pode passar a cidadania para seus filhos não nascidos nos Estados Unidos automaticamente, além de viajar com passaporte americano.

Cidadania Americana: quem tem direito?

Qualquer indivíduo que nasça em solo americano é, automaticamente, cidadão americano. Isso independe da nacionalidade de seus pais, ou se eles estavam legais ou não no país. Isso porque os EUA adotam o critério ius solis para transmitir sua cidadania, diferentemente de outros países, como Itália, Portugal, Espanha e Alemanha, que adotam o critério ius sanguinis, que é o direito pelo sangue, ou seja, por descendência.

No entanto, existem outras maneiras de se tornar cidadão americano, como, por exemplo, ser filho de um cidadão americano; ser um residente permanente legal há, pelo menos, 5 anos; ser casado com um cidadão americano; ou, ainda, servir nas Forças Armadas dos EUA. A seguir, vamos explicar como funciona cada uma das opções.

1- Cidadania americana por meio de pais americanos

cidadania americana
Cidadania americana através de pais americanos (Fonte: Freepik)

Primeiramente, vale lembrar que existem duas maneiras de conquistar a cidadania americana por meio de pais americanos.

Uma delas é no nascimento e a outra é após o nascimento, porém, neste caso, precisa ser antes dos 18 anos de idade. A cidadania é transmitida por um pai cidadão americano para crianças nascidas fora dos Estados Unidos. Em outras palavras, bebês nascidos fora dos EUA, filho de pai (ou pais) americano, carrega automaticamente a cidadania americana. Normalmente, a lei exige que pelo menos um dos pais seja cidadão americano.

Outra exigência é que o pai ou a mãe cidadão americano tenha vivido nos Estados Unidos por um determinado período de tempo.

2- Cidadania americana para residentes permanentes legais 

Para conseguir a cidadania americana neste caso, é preciso comprovar que você reside legalmente nos Estados Unidos de forma permanente, ou seja, tem o Green Card há, pelo menos, cinco anos. Esse é o caminho mais comum para estrangeiros conseguirem a cidadania americana. 

3- Cidadania americana por meio de casamento com cidadão americano

Você deve ter, no mínimo, 18 anos de idade e ser residente permanente legal nos Estados Unidos por, ao menos, três anos para ter direito à naturalização.

Além disso, você deve ter vivido em união conjugal com o cônjuge americano durante os três anos anteriores à data de entrada do seu pedido.

4- Cidadania americana através de serviço militar

Cidadania americana para militares
Cidadania Americana através de Serviço Militar (Fonte: Freepik)

Você é elegível para conseguir a cidadania americana se você estiver servindo ou serviu nas Forças Armadas dos Estados Unidos. Isso depende das disposições especiais da Lei de Imigração e Nacionalidade.

Processo de solicitação para se tornar cidadão Americano

Primeiramente, é importante ressaltar que para solicitar a cidadania americana é preciso ter Green Card, ou seja, você precisa ser um residente permanente nos Estados Unidos. Além disso, é necessário atender aos requisitos de elegibilidade e passar pelo processo de naturalização.

Outro requisito para conquistar a cidadania americana é você ter morado nos Estados Unidos pelos últimos cinco ou três anos e, nos últimos três meses, ter residido no seu endereço atual. Ainda, precisa ter estado no país por, no mínimo, 30 meses dentro do período de três ou cinco anos.

Tendo isso em vista, depois você precisa seguir algumas etapas importantes para solicitar a cidadania americana. Nesse sentido, o primeiro passo é criar uma conta on-line no site da USCIS e preencher e enviar o formulário N-400. Depois, deve pagar taxas, coletar impressão digital na data, hora e local informado pela USCIS e comparecer à entrevista e realizar os testes de inglês e de educação cívica, que serão agendados pela USCIS. 

Uma vez aprovado, você deverá completar o formulário N-445, participar de uma cerimônia de naturalização e fazer o Juramento de Fidelidade aos Estados Unidos. Vale lembrar que você precisa residir nos Estados Unidos durante todo o processo de naturalização. 

Para se ter uma ideia, o tempo médio do processo para obter a cidadania americana vai de oito meses a um ano, podendo demorar mais. No entanto, a duração depende de questões relacionadas à categoria de solicitação – militar, parentesco, casamento, residente permanente. O estado onde você mora nos Estados Unidos também influencia na duração do processo.

Conclusão

Ser cidadão americano é o desejo de muitas pessoas, tendo em vista que os Estados Unidos são uma potência mundial e um país de primeiro mundo que oferece qualidade de vida e experiências incríveis. Por isso, neste artigo, exploramos os detalhes da cidadania americana, quem tem direito, como conseguir e qual é a diferença do Green Card. 

Vimos que, em termos de comparação, a cidadania americana confere mais direitos do que o Green Card. Ou seja, o Green Card garante moradia, trabalho e estudo nos Estados Unidos, mas não é possível votar nem exercer cargos públicos apenas com ele. E esses são apenas alguns exemplos de direitos que um cidadão americano possui.  

Nesse sentido, um cidadão americano pode, ainda, estudar em universidades com taxas mais baratas e contratar seguro saúde do governo. Outro benefício é poder entrar e sair dos Estados Unidos quando quiser e pelo tempo que quiser.

A cidadania americana é um direito do imigrante e a Premium Global Mobility pode ajudar você a conquistar esse sonho. Se você quiser saber mais sobre este e outros assuntos relacionados à imigração, acompanhe nosso blog e nossas redes sociais. Nossa equipe está pronta para ajudar você na busca pelo seu sonho com a garantia do atendimento premium que você e sua família merecem. Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo e saiba se você é elegível ao Green Card.

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Artigos relacionados

Rolar para cima

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar você?