como morar legalmente nos Estados Unidos

Morar legalmente nos Estados Unidos: Entenda como é possível

Pessoas do mundo todo sonham em morar legalmente nos Estados Unidos, e com os brasileiros não é diferente. No entanto, entrar ou permanecer de forma ilegal no país pode gerar sérios problemas para você, inclusive, implicar na impossibilidade de pisar em solo norte-americano de novo.

Neste artigo, você vai saber o que é preciso para tornar esse sonho realidade (morar legalmente nos Estados Unidos) com um guia completo sobre tipos de vistos americanos, Green Card e o visto EB-2 NIW.

E se você quiser saber mais sobre como ser elegível ao Green Card, entre em contato com a nossa equipe! Nossos profissionais experientes em imigração podem ajudar você a tirar o sonho americano do papel e dar o primeiro passo em direção a um futuro brilhante nos EUA. Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo!

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Morar legalmente nos Estados Unidos, o que é necessário?

Para iniciar a conversa é importante você saber que os vistos americanos são divididos entre vistos de imigrante e vistos de não-imigrante. Um visto de não-imigrante é suficiente para entrar e ficar por um certo período nos Estados Unidos. Essa categoria inclui turismo, negócios, cursos rápidos, trabalhos temporários e tratamentos médicos.

O visto de turismo (tipo B), por exemplo, permite que você permaneça por um período de 6 meses em solo norte-americano. No entanto, quando esse prazo termina, é importante que você volte ao Brasil. Caso contrário, estará ilegalmente no país, podendo ser deportado e, até mesmo, impedido de entrar novamente nos EUA.

Agora, se o objetivo é morar nos Estados Unidos, sem prazo de volta para o Brasil, é outra história. Para isso, existem algumas situações. Uma delas é ser cidadão norte-americano, porém, quem é brasileiro não se enquadra nessa categoria. A boa notícia é que se você tiver um filho no país, ele automaticamente se tornará americano.

Outra possibilidade é quando a criança não nasce nos Estados Unidos, mas um dos pais é cidadão americano. Nesse caso, é possível fazer um pedido de naturalização, desde que as exigências do governo sejam cumpridas, tais como permanecer no país durante todo o processo e ter ficado, no mínimo, 5 anos em território americano de forma legal.

A outra opção para morar legalmente nos Estados Unidos, é ter o famoso Green Card, ou seja, o visto de residência permanente (Vamos falar mais sobre isso a seguir). Ou, ainda, ter um visto de imigrante. Vale observar que o visto de imigrante tem diversas finalidades e cada um tem um processo diferente para ser obtido.

O que é o Green Card e como ser elegível:

Existem diversas maneiras de conquistar o Green Card, o documento que garante que você more legalmente nos Estados Unidos. E, para que o governo americano conceda essa autorização, é preciso cumprir alguns requisitos. A seguir, listamos as possibilidades para obter o Green Card e o que fazer em cada um dos cenários.

  • Parentesco: Nesse caso, é preciso comprovar que tem um parente direto que seja americano, como, por exemplo, o cônjuge ou um dos pais. E também é importante que essa pessoa esteja disposta a patrocinar o Green Card.
  • Casamento: Casar com um(a) americano(a) é outra maneira de conseguir o Green Card. Poderá realizar por meio do visto K-1, voltado para noivos, ou para os vistos de casados.
  • Trabalho: Várias são as categorias de visto para trabalho. Veja a lista com as principais::
    • EB-1: profissionais de habilidade extraordinária na sua área de atuação
    • EB-2: profissionais acima da média e que se destacam nos seus setores
    • EB-3: estrangeiros que receberam uma proposta de trabalho de uma empresa americana
    • EB-4: para líderes religiosos e colaboradores das Forças Armadas
    • EB-5: para investidores que pretendem abrir empresas nos Estados Unidos

Sendo assim, concorrer à loteria anual do Green Card é uma outra possibilidade. A loteria do Programa de Visto de Diversidade define uma quantidade anual de autorizações de residência. Em 2023, 55 mil pessoas poderão participar da loteria, de acordo com informações da embaixada americana. Ela beneficia moradores de países com baixas taxas de imigração para os EUA.

EB2-NIW é o melhor caminho para morar legalmente nos Estados Unidos

como morar legalmente nos Estados Unidos
Como morar legalmente nos Estados Unidos (Fonte: Freepik)

Dentre todas as opções para conquistar o Green Card, o visto EB-2 NIW (National Interest Waiver) é a melhor delas. Este programa de visto é voltado para pessoas altamente qualificadas que possuem habilidades ou conhecimentos excepcionais em áreas de interesse nacional e que desejam morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos.

O visto EB-2 NIW é, então, uma autorização permanente para morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, concedida a profissionais extremamente talentosos, com diploma de grau avançado e habilidades excepcionais. Para este tipo de visto são considerados pesquisadores, professores, engenheiros, médicos, cientistas, empreendedores e artistas, entre outros, que se destacam em suas áreas de atuação e possam vir a beneficiar a economia, a cultura ou a educação dos Estados Unidos com sua atuação.

Portanto, por ser um visto de imigrante, o EB-2 NIW leva ao Green Card, permitindo que o estrangeiro more, trabalhe, estude, viaje e viva nos Estados Unidos com basicamente todos os direitos de um cidadão americano. Após cinco anos de residência permanente nos EUA, ainda é possível solicitar a naturalização e iniciar processo de cidadania.

O visto EB-2 NIW é da categoria de vistos americanos EB (Employment-Based), ou seja, ele é baseado em emprego, no entanto, nesse caso em específico do National Interest Waiver, o candidato não necessita receber uma oferta de trabalho de uma empresa americana para solicitá-lo. Outros benefícios é que ele não precisa ser renovado e você poderá levar cônjuge e filhos solteiros menores de 21 anos como acompanhantes.

Veja alguns dos requisitos para o visto EB-2 NIW 

Para se tornar elegível ao visto EB-2 NIW, é preciso cumprir alguns requisitos bem rigorosos, como, por exemplo, um diploma de grau avançado, como bacharel, mestrado ou doutorado, na área na qual pretende atuar, ou, então, demonstrar habilidade excepcional com uma especialização.

Além disso, é necessário demonstrar a relevância do trabalho que você pretende desenvolver nos Estados Unidos, tendo mérito substancial e importância nacional. Uma das maneiras de fazer isso é apresentando um plano de negócios que mostre como a sua atividade profissional beneficiará algum segmento da sociedade americana.

Certamente, cartas de recomendação, artigos científicos, projetos, comprovação de experiência e tempo de carreira na sua área também são documentos importantes que vão ajudar no processo de aprovação do visto EB-2 NIW. Sendo assim, é de suma importância que você seja admissível, sem qualquer condição que o impeça de entrar no país, como problemas legais.

Gostou de saber como morar legalmente nos Estados Unidos? Então, aproveite para ler mais conteúdos relacionados à imigração no nosso blog e se inspire a ter uma vida no exterior.

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Artigos relacionados

Rolar para cima

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar você?