Pessoas na beira da praia no pôr do sol e um homem com a bandeira dos EUA nas costas

Como Morar nos EUA Legalmente: Navegando no Processo de Imigração

Como morar nos EUA legalmente? Os Estados Unidos são um dos destinos mais desejados pelos brasileiros. O país atrai pessoas em busca de novas oportunidades, qualidade de vida e crescimento pessoal e profissional. Não é à toa que muitas famílias deixam suas vidas, muitas vezes confortáveis no Brasil, para viver o chamado Sonho Americano.

No entanto, o processo de imigração para viver legalmente nos Estados Unidos é complexo e requer tempo, paciência, conhecimento e, muitas vezes, a assistência de profissionais especializados. Por isso, neste texto, vamos explorar as diferentes vias e processos para imigrar e viver legalmente nos EUA, ajudando a compreender as opções disponíveis e os passos necessários para alcançar esse objetivo e esclarecer como morar nos EUA legalmente.

E se você quiser saber mais sobre como ser elegível ao visto EB-2 NIW, entre em contato com a nossa equipe! Nossos profissionais experientes em imigração podem ajudar você a tirar o sonho americano do papel e dar o primeiro passo em direção a um futuro brilhante nos EUA. Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo!

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Visto de imigrante para morar nos EUA legalmente

Antes de mais nada, é importante informar que existem dois tipos de vistos para os Estados Unidos: os de imigrante e os de não-imigrante. Os vistos de não-imigrante são destinados àquelas pessoas que desejam permanecer temporariamente nos EUA por motivos como turismo, negócios, estudos ou tratamento médico. Vistos de turismo (B-2), vistos de estudante (F-1) e vistos de trabalho temporário (H-1B) são exemplos comuns. No entanto, esses vistos não concedem residência permanente no país.

Por outro lado, os vistos de imigrante são destinados a pessoas que buscam residência permanente nos Estados Unidos. Entre os vistos de imigrante, o mais seguro é o EB-2 NIW (vamos falar mais adiante), que dá direito ao Green Card. Além desta categoria de visto, existem outras maneiras de obter um Green Card, como por meio de familiares, emprego, asilo, investimento ou através do sorteio do visto de diversidade.

Morar legalmente com Green Card

Primeiramente, vale lembrar que você precisa ser aprovado em um processo de imigração para morar legalmente nos Estados Unidos. Neste caso, o Green Card é a chave que dá acesso para entrar no país legalmente. Em outras palavras, o cartão de residência permanente nos EUA é um documento concedido pelo governo americano a estrangeiros que desejam viver e trabalhar no país de forma legal e permanente

Tendo isso em mente, há algumas maneiras de você conseguir o Green Card. Uma delas é por meio de um trabalho, caso a sua empresa tenha interesse em patrocinar sua imigração. Outra forma é através de um casamento com um cidadão americano. Neste caso, você poderá solicitar a residência permanente após três anos de casamento. Ter um parente que é cidadão americano também te dá o direito de solicitar o Green Card.

Se você tiver dinheiro para investir nos Estados Unidos, você também pode conquistar o Green Card por meio de um investimento. Sendo assim, você pode abrir uma empresa nos EUA, criando empregos que estimulem a economia nacional. Além disso, você pode participar da loteria anual, isto é, um sorteio feito todos os anos que dá o Green Card para imigrantes.

Cidadania americana

como morar nos eua legalmente
Como Morar nos EUA Legalmente (Fonte: Freepik)

Além do Green Card, você pode morar legalmente nos Estados Unidos tendo uma cidadania americana. Neste caso, você precisa nascer nos EUA, ter um dos pais nascidos no país ou pode fazer o processo de naturalização. Quem tem o Green Card também pode conquistar a cidadania. Porém, você poderá fazer isso somente após cinco anos de residência contínua nos EUA, entre outros requisitos. 

Diferentemente do Green Card, a cidadania americana pode ser passada para os filhos, tornando-os também cidadãos americanos. Além disso, ela permite que você se eleja para cargos públicos no país, além de votar durante as eleições. Outro ponto que o difere do cartão de residência permanente é que a pessoa consegue passar um período maior longe dos EUA.

Visto EB-2 NIW

Antes de mais nada, é bom lembrar que existem mais de 100 tipos de vistos disponíveis para quem planeja viver legalmente nos Estados Unidos. Dito isso, o contexto em que você se encontra é o que vai definir qual caminho deverá seguir. Porém, dentre tantas opções, o visto EB-2 NIW (National Interest Waiver) se apresenta como a melhor delas para aqueles que desejam imigrar legalmente para os EUA.

Você precisa alcançar alguns requisitos específicos para ser elegível ao EB-2 NIW. Por exemplo, ter diploma acadêmico e experiência na área de atuação. Em outras palavras, você precisa ser graduado para ter as qualificações necessárias para ocupar uma posição de trabalho nos Estados Unidos. Somado a isso, você deve ter mais de cinco anos de experiência comprovada como profissional na área. 

No entanto, se você não tem diploma acadêmico, não se preocupe. Você também pode ser elegível ao visto EB-2 NIW. Isso porque a outra maneira de conquistar o EB-2 NIW é comprovando a partir de evidências que você tem mais de 10 anos seguidos de atuação no seu campo profissional. Isso vale para profissionais com formação técnica ou, até mesmo, sem nenhuma formação, desde que você apresente evidências de experiência profissional no tempo estabelecido. 

Importante ressaltar que o governo americano emite o EB-2 NIW para pessoas com qualificação ou habilidades específicas que possam aplicar no país. Neste caso, você pode conquistar o Visto Permanente sem ter a necessidade de uma oferta ou vaga de emprego de uma empresa do Estados Unidos.

Conclusão: Existem diversas maneiras de morar nos EUA legalmente

Imigrar para os Estados Unidos legalmente é um processo que pode ser desafiador e muitas vezes demorado. Dito isso, é fundamental entender as especificidades de cada uma das várias opções de vistos e caminhos para obter um Green Card. Além disso, você precisa estar preparado para lidar com possíveis contratempos.

Recomendamos buscar orientação legal especializada para navegar pelo complexo sistema de imigração dos Estados Unidos. Uma assessoria imigratória, com advogados experientes, garante o atendimento de todos os requisitos adequadamente, tornando o processo mais tranquilo. Mesmo com os desafios, é possível alcançar o objetivo de viver legalmente nos Estados Unidos com persistência, paciência e preparação adequada.

Se você quer viver o sonho americano e proporcionar mais qualidade de vida para você e sua família, confie na Premium Global Mobility para auxiliar nesse processo de mudança de vida. Nossa equipe especializada está ciente dos prazos, requisitos e possíveis mudanças nas políticas de imigração. Tudo para ajudar você a tomar decisões informadas, aumentar as chances de sucesso no processo de imigração e tornar o seu sonho realidade.

Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo e saiba se você é elegível ao Green Card.

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Artigos relacionados

Rolar para cima

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar você?