Executivo na rua com mão levantada e bandeira dos EUA

Visto EB-2 NIW Para Administradores: Uma Oportunidade Para Morar e Trabalhar nos EUA

Os Estados Unidos são um país com uma economia forte e oportunidades de crescimento profissional para trabalhadores de diversas áreas. Isso inclui aqueles que ocupam cargos de gestão em empresas. E o visto EB-2 NIW para Administradores é um dos caminhos mais seguros, ágeis e com um custo mais baixo do que outros tipos de visto. 

O EB-2 NIW é uma categoria voltada para trabalhadores que se destacam em sua área de atuação e que possuem experiência profissional e formação acadêmica comprovadas. Nesse sentido, esta é uma alternativa que atrai esses profissionais para morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, um país mais amigável aos negócios e que oferece mais oportunidades para desenvolver a carreira.

O Departamento de Trabalho dos EUA estima que o emprego geral em ocupações de gerenciamento cresça cerca de 8% até 2031 no país, ou seja, mais rápido do que a média de todas as ocupações. Outra informação animadora diz respeito ao salário médio anual da categoria. Para se ter uma ideia, o montante é mais que o dobro do salário médio anual para todas as ocupações.

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

E se você quiser saber mais sobre como ser elegível ao visto EB-2 NIW, entre em contato com a nossa equipe! Nossos profissionais experientes em imigração podem ajudar você a tirar o sonho americano do papel e dar o primeiro passo em direção a um futuro brilhante nos EUA. Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo!

Como funciona a solicitação do visto EB-2 NIW para administradores

É muito importante entender como administradores podem solicitar o visto EB-2 NIW. Saber os critérios e detalhes sobre o visto ajudará esses profissionais a se organizarem para que tenham sucesso com o processo. 

Primeiramente, vale ressaltar que não é necessário ter uma oferta de emprego para entrar com o processo do visto EB-2 NIW. Isso porque os requisitos para essa categoria de visto imigratório se baseiam nas conquistas, experiência e formação do profissional. Ou seja, os solicitantes devem conseguir comprovar seus feitos em suas áreas de atuação e mostrar como podem oferecer seu conhecimento aos Estados Unidos.

Dessa forma, gestores e líderes com experiência comprovada em gestão de negócios e que têm o desejo de viver, trabalhar ou empreender na terra do Tio Sam se beneficiam com o EB-2 NIW. Para profissionais administradores de empresas, as áreas de atuação mais comuns incluem:

  • Gestão de empresas
  • Gestão de projetos
  • Gestão de marketing
  • Gestão de finanças
  • Gestão de recursos humanos
Visto EB-2 NIW Para Administradores
Visto EB-2 NIW Para Administradores. (Fonte: Freepik)

Requisitos do visto EB-2 NIW para administradores

Para ser elegível ao visto EB-2 NIW, os administradores de empresas devem atender a alguns requisitos importantes. Por exemplo, ter experiência na condução de negócios e comprovar que você beneficiará a economia nacional, os interesses culturais ou educacionais ou o bem-estar dos Estados Unidos. 

Além disso, é preciso atender, pelo menos, três dos seis tipos de evidência para habilidades excepcionais. Veja a seguir:

  • Registro acadêmico oficial mostrando que você possui um diploma, certificado ou prêmio similar de uma faculdade, universidade, escola ou qualquer instituição de ensino relacionada à sua área de atuação (ANAC, CREA, CRA, CRM, CRO, CRC, CREFITO)
  • Carta do empregador atual ou de anteriores que comprovem que você tem, ao menos, 10 anos de experiência em sua profissão
  • Licença para exercer a profissão ou certificação para uma determinada profissão ou ocupação
  • Evidência de que você recebeu um salário ou outra remuneração acima da média por seus serviços em relação a outros que trabalham no mesmo campo
  • Filiação em associações profissionais do campo
  • Evidência de reconhecimento por realizações e contribuições significativas para a indústria emitida por entidades governamentais ou organizações profissionais ou empresariais

No entanto, ainda que você seja qualificado para a classificação EB-2, é preciso cumprir outros critérios para ser aprovado na subcategoria National Interest Waiver (NIW), que o libera de uma oferta de emprego.

Como se qualificar para o National Interest Waiver (NIW)

Em primeiro lugar, se você busca uma dispensa da oferta de trabalho nos Estados Unidos é essencial demonstrar que essa dispensa é de interesse nacional. Em outras palavras, você deve comprovar para o país que você irá agregar valor ao mercado de trabalho local sem tirar a vaga de emprego de profissionais americanos.

O Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (U. S. Citizenship and Immigration Services – USCIS) pode dar uma isenção de interesse nacional caso você demonstre ser elegível em uma série de evidências, conforme segue:

  • O empreendimento proposto por você tem mérito substancial e importância nacional
  • Você está bem posicionado para avançar no empreendimento proposto
  • Será benéfico para os EUA renunciar à oferta de emprego e, portanto, aos requisitos de certificação de trabalho permanente

Vantagens do visto EB-2 NIW para administradores

Vantagens do visto EB-2 NIW para administradores
Vantagens do visto EB-2 NIW para administradores (Fonte: Freepik)

A falta de mão de obra qualificada nos Estados Unidos é uma excelente oportunidade para profissionais estrangeiros que desejam imigrar para o país. Nesse sentido, o visto EB-2 NIW para administradores se apresenta como uma ótima escolha para quem deseja aproveitar essa oportunidade e alavancar a carreira.

O visto EB-2 NIW concede, automaticamente, o Green Card ao solicitante, ao cônjuge e aos dependentes. Ou seja, trata-se de um visto de residência permanente, que possibilita que você e sua família vivam e trabalhem legalmente nos Estados Unidos. Diferentemente de outras categorias de visto americano para empresários ou investidores. Vistos como o L-1, por exemplo, não concedem a residência permanente imediata.

Outra vantagem é que os requisitos para o EB-2 NIW são totalmente alcançáveis. Isso porque este é um visto para trabalhadores com habilidades excepcionais. Ou seja, profissionais que podem comprovar experiência no campo de atuação e formação profissional, além de possuir licença profissional ou filiação a uma associação profissional.

Além disso, o processo de solicitação deste visto é mais rápido do que o de outras categorias de vistos de imigração, levando em torno de 18 meses. Já outros vistos de imigração podem levar alguns anos.

Conclusão

O visto EB-2 NIW é uma excelente opção para administradores de empresas que desejam morar e trabalhar nos Estados Unidos. O processo de solicitação é relativamente simples e oferece diversas vantagens, como a possibilidade de não precisar de uma oferta de emprego e de solicitar a residência permanente para si e para sua família.

Veja a seguir algumas dicas para aumentar as suas chances de aprovação do visto EB-2 NIW:

  • Contrate um escritório de advocacia especializado em imigração. Advogados especialistas na área vão ajudá-lo a preparar o processo de solicitação e a apresentar evidências de suas habilidades ou qualificações excepcionais
  • Reúna evidências de suas realizações profissionais. Quanto mais provas você tiver, maiores serão suas chances de aprovação
  • Adote uma abordagem estratégica. Pense cuidadosamente sobre como você vai demonstrar que suas habilidades ou qualificações excepcionais são de interesse nacional dos Estados Unidos.

Conte com a Premium Global Mobility Partner para solicitar seu EB-2 NIW para administradores. Nossa equipe especializada tem plenas condições de auxiliar você em todo o processo, desde as orientações iniciais até a aprovação do pleito imigratório. 

A Premium Global Mobility Partner tem experiência em diversos processos imigratórios para os Estados Unidos e oferece todo o suporte necessário para você e sua família. Conheça nossos serviços e confie em quem tem seu sonho como prioridade. E se você quiser saber se é elegível ao visto EB-2 NIW, faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo!

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Artigos relacionados

Rolar para cima

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar você?