EB-2 NIW para Chef de Cozinha: Tudo o que Você Precisa Saber

Se você é chef de cozinha e deseja alavancar sua carreira nos Estados Unidos, esse artigo é para você. Quem nunca sonhou em trabalhar em restaurantes renomados em Miami, integrar a cena gastronômica de Nova Iorque, ou, ainda, gerenciar seu próprio espaço de culinária em São Francisco? Pois bem, independentemente do seu sonho,

Vale lembrar que o visto EB-2 NIW (National Interest Waiver) é uma opção atrativa para profissionais altamente qualificados que desejam buscar oportunidades nos Estados Unidos e obter o Green Card. E se você é chef de cozinha, você tem grandes chances de terem seu pleito imigratório aprovado devido a uma série de questões que envolvem a profissão. Por isso, neste texto, vamos explicar porque chefes de cozinha devem escolher o visto EB-2 NIW na hora de imigrar para os Estados Unidos. 

E se você quiser saber mais sobre como ser elegível ao visto EB-2 NIW, entre em contato com a nossa equipe! Nossos profissionais experientes em imigração podem ajudar você a tirar o sonho americano do papel e dar o primeiro passo em direção a um futuro brilhante nos EUA. Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo!

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Chef de cozinha e a chance de aprovação no visto EB-2 NIW

É comum na profissão um chef de cozinha dar início à carreira muito cedo, ainda na juventude. Ou seja, profissionais na faixa dos 30 ou 35 anos de idade já contam com uma carreira extensa e bastante experiência. Por isso, geralmente, em razão do tempo de atuação, o profissional chef de cozinha ascende na carreira dentro da mesma empresa ou em diferentes organizações, dependendo de cada experiência. 

E esse tempo de atuação é um dos requisitos base para ser elegível ao visto EB-2 NIW. Isso significa que para se tornar elegível a esta categoria de visto, é preciso que você tenha formação acadêmica e mais cinco anos seguidos de experiência profissional pós-formado. Ou, então, ter, no mínimo, 10 anos de atuação profissional na mesma área.   

Chef de cozinha é um empreendedor nato

O empreendedorismo é uma das características que acompanham o profissional chef de cozinha. Ou seja, é muito comum que você e quem mais trabalha com Gastronomia tenha um perfil empreendedor. Em outras palavras, muitas vezes, você mesmo gerencia o próprio negócio, não é mesmo? Então, essa experiência ajuda você a desenvolver as habilidades de administração e gestão. 

Tendo isso em vista, você pode perceber que o chef de cozinha não é bom somente tendo o talento de trabalhar com gastronomia em si. Como resultado, a própria profissão requer que você, que trabalha com isso, tenha capacidade de desenvolver competências em gestão. E isso acaba sendo um requisito que auxilia na evolução da sua carreira.

Carreira sólida e experiência: essencial para o EB-2 NIW 

Uma carreira sólida, com boa experiência profissional é essencial para você e qualquer outro profissional se tornar elegível ao visto EB-2 NIW. E para o chef de cozinha isso não é diferente. Dessa forma, além de comprovar o seu tempo de atuação, é importante que você demonstre sua evolução na carreira começando, muitas vezes, como ajudante até se tornar realmente o “head chef”. 

Outra questão que ajuda na construção do seu pleito imigratório como chef de cozinha é que a área da Gastronomia tem bastante evento de premiação. Ou seja, é comum profissionais da área participarem desses eventos e conquistarem prêmios, o que agrega valor ao pleito. Sem falar em recomendações e avaliações de seus pares, o que também é valorizado para a conquista do visto EB-2 NIW.     

Também é importante levar em consideração que esta profissão é artística, ou seja, ela se encaixa no quesito Arte, do Exceptional Ability. Isso porque dentre as atribuições do chef de cozinha está a confecção de menus e a organização de apresentações dos mesmos. Somado a isso, muitas vezes vocês, que atuam na área, criam verdadeiras “pinturas” nos pratos, mesclando ingredientes e preparando uma composição de dar água na boca. E tudo isso não deixa de ser habilidades artísticas.  

chefe de cozinha
Visto EB-2 NIW para Chef de Cozinha (Fonte: Unsplash)

Business plan a seu favor

O Business Plan, ou Plano de Negócios, é um passo importante na construção do pleito imigratório e essa etapa pode ser um ponto a favor da sua aprovação e de qualquer chef de cozinha. Isso porque a alimentação é uma questão bastante valorizada nos Estados Unidos, que vem lutando para reverter os altos índices de obesidade no país.

Independentemente da culinária que você tem especialidade em trabalhar, o Plano de Negócios pode incluir melhorias na alimentação da população norte-americana, e você pode trazer opções mais saudáveis e com menos produtos processados no cardápio. Isso impacta diretamente nos hábitos diários da população e, sem dúvida, você pode beneficiar o sistema de saúde dos Estados Unidos. E isso, certamente é levado em conta.

Além disso, se o seu plano envolver a abertura de algum restaurante próprio ou franquia, isso significa mais geração de emprego, o que também agrega valor ao pleito imigratório do EB-2 NIW. Afinal, o seu e qualquer estabelecimento precisará de funcionários para operar e ocupar posições, você não concorda?

Conclusão: Se você é chef de cozinha, o EB-2 NIW é para você 

Com base na experiência profissional são grandes as suas chances e de outros chefs de cozinha serem aprovados. Nesse sentido, se você tem uma carreira sólida, coleciona premiações e recomendações, estes são apenas alguns dos requisitos para você ser aprovado no pleito imigratório. E a boa notícia é que são características que se encontram na profissão de chefe de cozinha.

Somado a isso, você ainda pode reunir publicações em jornais e revistas, sejam online ou físicas. É muito comum chefs terem receitas ou mesmo dicas publicadas e esse é um critério que certamente enriquece o caso. Então, não deixe de guardar esse tipo de material valioso. E como já vimos, a gastronomia está diretamente ligada à alimentação, o que, por sua vez, conecta-se à saúde, e isso envolve beneficiar a população norte-americana. E você pode fazer parte disso.

Mas, atenção, é importante ter em mente que o pleito imigratório para essa e todas as outras profissões deve ser bem construído e o caso deve ser contado de maneira coerente e com evidências que comprovem as informações. E aí, você está pronto para reunir as evidências e construir um caso de excelência para ser aprovado? Então, não perca tempo e conte com a expertise da Premium Global Mobility Partner para te ajudar. E continue acompanhando o nosso blog para mais dicas e informações sobre visto imigratório.

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Artigos relacionados

Rolar para cima

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar você?