Três homens e uma mulher com capacete de obra analisando uma planilha. Bandeira dos Estados Unidos ao fundo.

Visto EB-2 NIW para Engenheiros: Tudo o que você precisa saber

A Engenharia é uma das profissões mais valorizadas para imigração nos Estados Unidos. Tendo isso em vista, engenheiros de todas as especialidades têm grandes chances de conseguir imigrar legalmente para o país. Isso significa poder morar permanentemente e trabalhar na sua profissão nos Estados Unidos. E o Visto EB-2 NIW para engenheiros é o ideal para esses profissionais.

Dito isso, é importante lembrar que a Engenharia integra a sigla STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática), que são as áreas que os Estados Unidos mais estão investindo atualmente. Nesse sentido, não é à toa que profissionais que atuam nesses campos estão cada vez mais buscando alavancar a carreira em solo americano.

No entanto, conseguir um visto imigratório não é tão simples assim, ainda mais sem a oferta de emprego de uma empresa americana. E é aí que entra o programa de visto EB-2 NIW, que leva você ao Green Card e o libera da necessidade de uma oferta de emprego de uma empresa americana. 

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Se você quiser saber mais sobre como ser elegível ao visto EB-2 NIW, entre em contato com a nossa equipe! Nossos profissionais experientes em imigração podem ajudar você a tirar o sonho americano do papel e dar o primeiro passo em direção a um futuro brilhante nos EUA. Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo!

Se você é engenheiro e deseja alavancar sua carreira a outro nível em um país com infinitas possibilidades e, de quebra, ter uma melhor qualidade de vida, pare um momento e leia este artigo com atenção. A seguir, vamos explicar o que é o visto EB-2 NIW, quais são os benefícios para profissionais da área de Engenharia e como é possível conquistá-lo. 

EB-2 NIW: Por que é o visto ideal para profissionais de Engenharia?

Conquistar o EB-2 NIW é possível, mas não é simples, sejamos honestos. Isso porque o pleito imigratório exige diversos documentos. Entre eles diplomas que comprovem a sua formação acadêmica e outras evidências que comprovem que a sua presença enquanto profissional da área trará benefícios para os Estados Unidos.

O visto EB-2 NIW (National Interest Waiver) é ideal para engenheiros talentosos que têm o desejo de se estabelecer nos EUA. Ou seja, morar permanentemente e trabalhar nos Estados Unidos sem abrir mão da profissão à qual dedicaram anos de estudo. E essa categoria de visto imigratório é especialmente relevante devido à crescente demanda por engenheiros no país.

De acordo com artigo do jornal americano Washington Post, publicado em 2022, a falta de profissionais de Engenharia é um dos maiores desafios enfrentados por empresas de tecnologia e pelo setor de semicondutores nos Estados Unidos. Muitas organizações das áreas citadas estão buscando alternativas para resolver essa escassez. 

bandeira americana e ferramentas de engenharia
Empresas americanas encontram dificuldade em encontrar profissionais qualificados no mercado local (Fonte: Freepik)

Outra dificuldade encontrada pelas companhias americanas é a falta de profissionais qualificados. Segundo o texto do jornal, serão necessários pelo menos 50 mil novos engenheiros de semicondutores nos próximos 5 anos nos Estados Unidos. A estimativa é para atender à demanda de novas fábricas no país. No entanto, o número é maior do que as atuais taxas de graduação no país inteiro.

Embora esta não seja uma notícia positiva para a área, é uma excelente oportunidade para profissionais estrangeiros. Engenheiros brasileiros, por exemplo, podem preencher essa lacuna na força de trabalho. Neste sentido, o visto EB-2 NIW se apresenta como uma ótima porta de entrada para profissionais com habilidades excepcionais conquistarem residência permanente nos EUA.

Veja os requisitos para obter o visto EB-2 NIW para engenheiros

Antes de mais nada, vale lembrar que a obtenção do visto EB-2 NIW para engenheiros se baseia em critérios específicos. Tais critérios devem destacar as habilidades excepcionais do profissional e suas contribuições para a área de Engenharia. A seguir, veja a lista de requisitos:

  • Habilidades excepcionais: o profissional precisa demonstrar um bom nível de conhecimento na sua área de atuação. Isso pode ser feito a partir de evidências que comprovem conquistas notáveis, reconhecimento profissional e contribuições significativas para o avanço da área;
  • Trajetória profissional: a trajetória profissional do requerente deve refletir uma carreira bem-sucedida, com realizações que comprovem o impacto positivo na indústria e na sociedade;
  • Contribuição para a área: é importante apresentar provas tangíveis de contribuições para a área da engenharia. Isso pode incluir patentes, publicações em jornais ou revistas de nicho, apresentações em conferências, participação em projetos inovadores, entre outros marcos relevantes;
  • Reconhecimento na área de atuação: reunir evidências que comprovem que você é reconhecido por seus pares e especialistas em Engenharia. Você pode demonstrar isso por meio de prêmios, citações em publicações, convites para palestras e participação ativa em associações profissionais da área;
  • Benefício para os EUA: um dos principais requisitos para ser elegível ao NIW e ter dispensa de uma oferta de emprego é provar que a permanência do profissional nos Estados Unidos será benéfica para o país. Isto é, o engenheiro deve mostrar como as suas habilidades e seus conhecimentos poderão contribuir para o avanço econômico, científico, tecnológico ou cultural dos Estados Unidos.

Entenda como funciona o processo de validação do diploma de engenheiro nos EUA 

Conquistei o visto EB-2 NIW e já posso trabalhar como engenheiro nos Estados Unidos? Não é bem por aí. Obter o EB-2 NIW é o primeiro passo para a sua carreira profissional no país, no entanto, ainda é preciso validar o seu diploma de engenheiro em terras americanas. Por isso, listamos a seguir alguns passos importantes para ajudar você a entender melhor sobre o processo de validação do diploma.

Inicialmente, uma agência de avaliação reconhecida nos Estados Unidos precisa realizar uma avaliação de equivalência do diploma estrangeiro de Engenharia. Esta é uma etapa essencial que vai garantir que suas credenciais sejam compreendidas corretamente por instituições e empregadores americanos. Nesta fase, a agência irá verificar como sua educação e formação se comparam com os padrões educacionais dos EUA

Tendo isso em vista, o primeiro passo é escolher uma agência de avaliação. Depois, você deverá reunir uma série de documentação necessária, como cópias autenticadas de diplomas, históricos acadêmicos, currículo e outras informações do gênero. Dito isso, a agência de avaliação conduzirá uma análise detalhada das suas credenciais educacionais, fazendo a comparação de currículos, cargas horárias, matérias estudadas e outras informações que irão determinar a equivalência com o sistema educacional americano.

visto eb-2 niw para engenheiros
O relatório de avaliação de equivalência de diploma pode ser usado para se candidatar a empregos (Fonte: Freepik)

Depois de finalizar a avaliação, a agência emitirá um relatório detalhado contendo a equivalência do seu diploma estrangeiro em relação aos padrões educacionais dos Estados Unidos. Dito isso, vale ressaltar que esse é um documento importante para apresentar aos empregadores, instituições acadêmicas e, também, para processos de imigração.

Nesse sentido, você poderá usar o relatório de avaliação de equivalência para se candidatar a empregos, programas de pós-graduação. Também em qualquer situação em que você precise comprovar a validade do seu diploma no país. 

Conclusão: o visto EB-2 NIW é ideal para engenheiros de todas as especialidades

O campo da Engenharia enfrenta uma escassez considerável de profissionais qualificados nos Estados Unidos. Por essa razão, esta é uma das áreas mais valorizadas quando o assunto é imigração. Isso porque engenheiros estrangeiros, incluindo brasileiros, podem preencher essa lacuna na mão de obra americana. 

Nesse sentido, profissionais de Engenharia, independentemente da especialidade, têm grandes chances de alavancar a carreira nos Estados Unidos. E o visto EB-2 NIW pode ser a porta de entrada para essa oportunidade. Essa categoria de visto é ideal para profissionais qualificados e com experiência profissional, quesitos facilmente alcançáveis para engenheiros. 

Reunir a documentação necessária que comprove a formação acadêmica e o tempo de experiência no campo da Engenharia é o primeiro passo em direção ao visto. Mas, antes, é importante buscar uma assessoria imigratória especializada para auxiliar você nessa jornada. Assim, você evita surpresas desagradáveis no meio do caminho.

A Premium Global Mobility Partner conta com uma equipe especializada no visto EB-2 NIW e mais de 99% de aprovação no pleito imigratório. E engenheiros estão entre os profissionais com maior índice de aprovação dentro da empresa. Por isso, conte com a Premium na hora de buscar informações sobre a sua elegibilidade. Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo e saiba se você é elegível ao visto EB-2 NIW.

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Artigos relacionados

Rolar para cima

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar você?