Mulher trabalhando no computador

EB-2 NIW: Visto Americano para Profissionais de TI

Os Estados Unidos têm sido um destino atraente para profissionais de diversas áreas. E na Tecnologia da Informação (TI) não é diferente. Inclusive, quem atua nesse campo tem muito benefícios e até tem entrada facilitada na terra do Tio Sam. Para se ter uma ideia, o BLS (Bureau of Labor and Statistics), órgão do governo americano que avalia e classifica as condições do mercado de trabalho no país, aponta que há uma escassez muito grande de profissionais de TI nos EUA.

Isso se explica pela quantidade de novas empresas, startups e negócios em geral relacionados à informática e tecnologia que surgem a cada ano em solo americano. Pensando nisso, preparamos este artigo para explorar as possibilidades que um profissional de TI tem ao escolher alavancar a carreira em terras americanas e apresentar como conseguir o EB-2 NIW, visto americano para profissionais de TI.

E se você quiser saber mais sobre como ser elegível ao visto EB-2 NIW, entre em contato com a nossa equipe! Nossos profissionais experientes em imigração podem ajudar você a tirar o sonho americano do papel e dar o primeiro passo em direção a um futuro brilhante nos EUA. Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo!

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Na região do Vale do Silício, na Califórnia, por exemplo, existem mais vagas de trabalho disponíveis do que pessoas qualificadas para preencher estas vagas. Dessa forma, os Estados Unidos precisam recorrer a talentos estrangeiros para atender à demanda exigida pelo mercado de tecnologia da informação, assim como em várias outras profissões. 

Nos últimos anos, o Brasil apresentou um grande aumento de profissionais de TI com bacharelado completo e cursos de pós-graduação e MBA dentro da área. E estas qualificações tornam os brasileiros excelentes candidatos para aproveitarem as oportunidades de emprego nos Estados Unidos. 

Inclusive, esses profissionais podem buscar o status de Residente Permanente Legal, ou seja, obter o Green Card, contribuindo para amenizar a escassez de funcionários deste setor nos EUA. No entanto, muitos profissionais de TI desconhecem que existem vistos americanos específicos para transformar esse desejo em realidade. Ainda, vamos destacar as facilidades para aqueles que seguem essa carreira nos Estados Unidos e conseguir o Visto americano para profissionais de TI.

Opções de Vistos para Profissionais de TI nos EUA

Existem várias opções de visto para profissionais de TI que desejam imigrar e trabalhar nos EUA. O visto H-1B, por exemplo, é um dos mais comuns. Isso porque ele permite que profissionais estrangeiros com habilidades especializadas se empreguem temporariamente no país. 

Outra opção é o visto L-1, voltado especificamente para a transferência interna de funcionários de empresas multinacionais. Ou seja, ele permite que empresas americanas transfiram funcionários-chave de seus escritórios estrangeiros para os EUA. 

Ainda que muitos profissionais de TI consigam trabalhar temporariamente no país com essas categorias de visto, os vistos do tipo EB (employment-based) se apresentam como opções que valem mais a pena a longo prazo. Pois eles são direcionados para aqueles profissionais que se destacam em suas carreiras. E dentre as possibilidades dos vistos EB, o mais adequado é o EB-2 NIW.

Visto EB-2 NIW: O Melhor Caminho para Profissionais de TI nos EUA 

O visto EB-2 NIW apresenta uma série de vantagens para profissionais de TI que desejam investir numa carreira internacional em solo americano. Além de ser um visto que leva ao Green Card, ele isenta o candidato de apresentar uma oferta de emprego nos EUA. Dessa forma, o solicitante é avaliado com base em suas próprias qualificações e histórico profissional.

Sabe-se que o mercado de TI nos Estados Unidos vem oferecendo oportunidades e remuneração mais atrativas que no Brasil. Além disso, os profissionais desse setor têm a possibilidade de trabalhar em empresas que são mais inovadoras. Por isso mesmo o visto EB-2 NIW surge como uma opção atraente para esses profissionais.

Esta categoria de visto é destinada a profissionais altamente qualificados e exige que o candidato demonstre que sua presença nos EUA se enquadra no que se chama “interesse nacional”. A contribuição significativa para o avanço tecnológico e inovação por parte daqueles que atuam nesta área justificam isso.

Além disso, o processo de obtenção do EB-2 NIW pode ser mais rápido em comparação com outros vistos de imigração. Ou seja, isso proporciona aos profissionais de TI uma maneira eficiente de estabelecer sua residência permanente nos EUA.

A Valorização dos Profissionais de TI nos EUA

Visto americano para profissionais de TI
Visto americano para profissionais de TI

Os profissionais de TI encontram um ambiente altamente favorável nos Estados Unidos devido à crescente demanda por especialistas nesse campo. Empresas de tecnologia renomadas, como Google, Microsoft e Apple, por exemplo, estão constantemente em busca de talentos globais para impulsionar a inovação. Além disso, a infraestrutura tecnológica avançada, os salários competitivos e as oportunidades de progressão na carreira são fatores que tornam os EUA atraentes para os profissionais de TI.

Sob o mesmo ponto de vista, a sociedade americana valoriza imensamente os profissionais de TI devido ao importante papel que desempenham na economia digital. Nesse sentido, a rápida evolução tecnológica exige especialistas altamente qualificados para impulsionar a inovação e a competitividade. Sendo assim, a valorização cultural desses profissionais é evidenciada pelo reconhecimento público de líderes de empresas de tecnologia e pelo apoio contínuo a iniciativas que promovam o avanço tecnológico.

Conclusão – Visto americano para profissionais de TI

Profissionais de TI têm diversas opções para imigrar para os Estados Unidos, aproveitando as oportunidades abundantes oferecidas por um setor tecnológico em constante expansão. Do mesmo modo, os profissionais brasileiros formados na área e com qualificação notável, não encontram oportunidades atrativas para atuar em projetos inovadores nas empresas brasileiras. 

Por isso, o mercado de TI é mais atrativo no exterior, motivando os brasileiros a buscarem oportunidade em empresas internacionais que investem e procuram revolucionar a tecnologia. E, somado a isso, eles têm entrada facilitada no país, com a chance de conquistar facilmente o Green Card por meio do visto EB-2 NIW e conseguir um Visto americano para profissionais de TI.

Como vimos, essa categoria de visto se destaca como uma escolha estratégica para aqueles que querem estabelecer residência permanentes nos Estados Unidos, oferecendo vantagens significativas. Em outras palavras, o caminho para uma carreira de sucesso nos EUA está aberto para os talentos brasileiros de TI dispostos a explorar essas oportunidades.

Se você é profissional de TI e deseja alavancar a carreira nos EUA, a Premium Global Mobility Partner pode ajudar você a realizar esse sonho. Com uma equipe experiente, estamos prontos para tirar o seu sonho do papel e fornecer a melhor estratégia para o seu caso. Entre em contato conosco e descubra que ter o Green Card é mais fácil do que você imagina. Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo e já descubra se você é elegível ao visto EB-2 NIW.

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Artigos relacionados

Rolar para cima

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar você?