Mulher segurando bandeira dos EUA em movimento

Visto O-1: Entenda o que é e para quem se destina

Os Estados Unidos estão constantemente em busca de grandes talentos para atuarem nos mais variados segmentos da indústria no país. Com um mercado de trabalho aquecido e cheio de oportunidades, os EUA encontram nos imigrantes uma mão de obra qualificada e que enriquece a produção nas empresas locais. E, para que profissionais estrangeiros possam trabalhar legalmente em solo americano, é preciso ter um visto de trabalho. Dentre as muitas opções, está o visto O-1.

Ele não é muito conhecido do público em geral, é verdade. No entanto, profissionais de destaque nas áreas das artes, ciência, negócios, educação, atletismo e entretenimento são elegíveis ao visto O-1.

Para que você entenda o que é o visto O-1 e para quem se destina, preparamos este artigo especial com todas as informações sobre esse visto de trabalho. A seguir, você encontrará detalhes sobre requisitos, benefícios e vantagens e validade deste visto de não-imigrante

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Mas se você estiver buscando saber mais sobre outros vistos que levam ao Green Card, entre em contato com a nossa equipe! Nossos profissionais experientes em imigração podem ajudar você a tirar o sonho americano do papel e dar o primeiro passo em direção a um futuro brilhante nos EUA.

Visto O-1: O que é

Em primeiro lugar, é importante mencionar que o visto O-1 para os Estados Unidos é uma categoria de visto de não-imigrante. Ou seja, este visto não leva você ao Green Card, o documento de residência permanente nos Estados Unidos. O O-1 é um visto de trabalho temporário, o qual permite que profissionais com habilidades extraordinárias trabalhem legalmente na terra do Tio Sam. 

Nesse sentido, ele se destina a pessoas com habilidades extraordinárias ou realizações notáveis em suas áreas de atuação. São elas: ciência, educação, negócios, esportes, artes e entretenimento. Profissionais altamente talentosos e reconhecidos internacionalmente podem obter esse visto, o qual permite trabalhar temporariamente nos Estados Unidos.

Igualmente é importante ressaltar somente qualificações individuais leva à concessão do visto O-1. Isto é, se você participa de algum grupo ou equipe, isso não é o suficiente para conquistar o visto. Além disso, com ele, você deve ir a trabalho ou para participar de eventos na área específica de sua habilidade extraordinária.

Visto O-1: Conheça os tipos de vistos O

Já vimos aqui que profissionais que se destacam em suas áreas, demonstrando conquistas extraordinárias, reconhecimento nacional ou internacional, são elegíveis para o visto O-1. Agora, vamos entender que esse visto tem quatro categorias. Veja a seguir:

Atleta com a bandeira dos EUA nas costas
Visto O-1 tem quatro categorias (Fonte: Freepik)

Visto O-1A

A categoria de visto O-1A foi criada para aquelas pessoas que comprovem habilidade extraordinária nas seguintes áreas: ciências, educação, negócios ou atletismo. Desse modo, você deve fornecer evidências de que recebeu uma aclamação nacional ou internacional se esse for o seu caso. Apresentar um grande prêmio reconhecido internacionalmente, como o Prêmio Nobel, por exemplo, é o suficiente. 

Ou, então, comprovar que preenche, pelo menos, três dos oito requisitos abaixo:

  • É membro de associações da área;
  • Tem matérias divulgadas em publicações profissionais ou em grandes meios de comunicação;
  • Possui contribuições científicas, de negócios ou acadêmicas de grande importância;
  • Conquistou prêmios reconhecidos nacional ou internacionalmente, ou prêmios por excelência;
  • Tem artigos acadêmicos publicados em periódicos profissionais ou em outro grande meio de comunicação;
  • Recebe ou recebeu salário alto ou outra remuneração por serviços;
  • Já participou como julgador do trabalho de outros profissionais no mesmo campo ou em um campo de especialização similar;
  • Possui ou já possuiu emprego em uma capacidade crítica ou essencial em organizações e estabelecimentos que tenham uma reputação renomada.

Em 2022, o governo dos Estados Unidos atualizou o manual de política relacionado a este visto. Com isso, passou a reconhecer a elegibilidade para o O-1A também de profissionais contemplados na sigla STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics / Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Essa medida é uma forma de atrair talentos dessas áreas, consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país.

Visto O-1B

Outra categoria do visto O-1 é o visto O-1B, voltado a pessoas com habilidades extraordinárias na área de entretenimento, ou seja, artes, cinema ou indústria da televisão. Assim como no visto O-1A, você pode comprovar a distinção neste caso através de uma grande conquista, como o Oscar, o Emmy, ou, então, apresentar, ao menos, três das evidências abaixo listadas:

  • Realizou serviços como o principal apresentador ou convidado de produções ou eventos com reputação renomada. Críticas, propagandas, lançamentos de publicidade, publicações ou contratos bastam como evidências;
  • Possui reconhecimento nacional ou internacional, que deve ser comprovado por revisões críticas ou por outros materiais publicados por ou sobre você nos principais jornais, revistas ou outras publicações;
  • Presta ou já prestou serviços como a principal figura, ou como crítico para organizações e estabelecimentos que tenham uma reputação renomada. Basta apresentar artigos em jornais, revistas especializadas, publicações ou depoimentos;
  • Tem registro de grandes sucessos comerciais ou aclamados pela crítica, demonstrado por indicadores como título, classificação ou posição no campo, recibos de bilheteria, classificações de filmes ou de televisão. Ou, ainda, outras conquistas relatadas em jornais especializados, grandes jornais ou outras publicações;
  • Recebeu grande reconhecimento por organizações, críticos, agências governamentais ou outros especialistas renomados no seu campo de atuação, com depoimentos indicando sua autoridade, experiência e conhecimento em relação às suas conquistas;
  • Tem ou teve salário alto ou outra remuneração substancial por serviços, comparado a outros profissionais da área.

Visto O-2

A categoria O-2 é direcionada àquelas pessoas que têm por finalidade acompanhar um artista ou atleta que possui o visto O-1. Esse acompanhante deve comprovar que irá auxiliá-lo em algum evento ou durante uma performance específica nos Estados Unidos.

Para se qualificar a um visto O-2, é essencial que a pessoa, seja ela assistente ou técnico, por exemplo, seja parte integral no desempenho do titular do O-1. Nesse sentido, ela deve exercer um papel que não pode ser substituído por um profissional equivalente americano.

Visto O-3

Por fim, cônjuges ou filhos dos portadores de visto O-1 e O-2 são contemplados na categoria O-3. Vale lembrar que eles não poderão trabalhar enquanto estiverem nos Estados Unidos, apenas estudar, caso tenham interesse.

Visto O-1: Como conseguir aprovação

Antes de mais nada, é preciso entender que, para obter o visto O-1, um empregador nos Estados Unidos deve patrocinar você. Em outras palavras, este visto está relacionado a um emprego, e não é possível que você se candidate diretamente. 

Por isso, primeiro, você deve ter uma oferta de emprego na sua área de atuação para, então, o empregador apresentar a solicitação em seu nome. Desse modo, o empregador deve submeter a petição ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS) até seis meses antes da data de partida prevista.

Visto O-1
Existem diversos benefícios para os portadores do visto O-1 (Fonte: Freepik)

Visto O-1: Benefícios e Validade

Existem diversos benefícios para os portadores do visto O-1. Dentre elas está a autorização de trabalho temporário legal nos Estados Unidos. Outra vantagem desse visto é a que ele permite que familiares, como cônjuges e filhos menores de 21 anos, por exemplo, o acompanhem em sua viagem aos EUA. Isso se dá por meio do visto O-3, conforme explicado acima. 

Ainda, você pode contar com sua equipe de trabalho durante a viagem, seja assistente, equipe técnica, etc, sob o visto O-2. Além disso, o visto O-1 dá a você uma flexibilidade para mudar de empregador. No entanto, deve haver a aprovação de uma nova petição.

O tempo de validade do visto O-1 também é uma vantagem. Inicialmente, ele é concedido por um período específico de até três anos. Porém, você pode renová-lo anualmente após completar o período inicial, desde que você continue atendendo os critérios de elegibilidade.

Visto O-1 dá direito ao Green Card?

O O-1 não dá direito ao Green Card, afinal, ele é um visto de não-imigrante. Todavia, ele pode facilitar a conquista de outra categoria de visto, dessa vez de imigrante. Nesse sentido, você pode solicitar uma mudança de status enquanto estiver portando o visto O-1 e trocar para os vistos de trabalho permanente EB-1 ou EB-2 NIW. Ambos são voltados para profissionais com habilidades extraordinárias.

Para isso, porém, é importante que você preencha os requisitos do novo visto e confirme sua elegibilidade para os vistos EB-1 ou EB-2 NIW. Caso esse seja o seu desejo, você pode contar o apoio de uma assessoria imigratória especializada, como a Premium Global Mobility Partner. 

Para solicitar mudança de status para o visto EB-2 NIW, você deverá comprovar que sua atuação é de interesse nacional dos Estados Unidos e de mérito substancial. Nesse sentido, você deve provar que o seu trabalho beneficiará o país, sua economia, cultura ou educação, para, então, ser dispensado da necessidade de um empregador.

Conclusão:

Existem diversos vistos para os Estados Unidos e o O-1 é uma excelente opção para profissionais que conseguem comprovar suas habilidades extraordinárias em sua área. E para ser elegível ao visto O-1, você deve atuar nos campos da ciência, educação, esportes, arte ou entretenimento. 

Profissionais reconhecidos internacionalmente são elegíveis ao visto O-1, que permite o trabalho temporário nos EUA. Para obtê-lo, um empregador americano deve patrocinar você e apresentar evidências substanciais de suas conquistas extraordinárias. Vale lembrar que os requisitos incluem comprovação de realizações excepcionais, contrato de trabalho e uma petição do empregador em seu nome. 

A validade do visto é, inicialmente, de até três anos, e pode ser renovado a cada ano. Os benefícios incluem autorização de trabalho nos EUA e a possibilidade de trazer familiares, sob o visto O-3, e equipe técnica indispensável para a realização da performance, sob o visto O-2

Em resumo, o visto O-1 oferece uma excelente oportunidade para indivíduos altamente talentosos contribuírem com suas habilidades excepcionais nos Estados Unidos. Por ser um visto de não-imigrante, ele não dá direito ao Green Card, mas você pode pedir mudança de status caso esse seja o seu interesse. E se esse for o seu caso, nós, da Premium Global Mobility Partner podemos te ajudar!

Nossa equipe de profissionais tem a experiência que você precisa para viajar para os Estados Unidos de forma segura e eficiente. Por isso, se você tem o sonho de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, conte com a gente! Não perca a chance de alavancar sua carreira a um nível internacional e conquistar o sucesso que você sempre sonhou.

Entre em contato, conheça nossos serviços e faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo!

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Artigos relacionados

Rolar para cima

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar você?