vistos para os Estados Unidos

Vistos para os Estados Unidos: Saiba os Principais Tipos e Qual é o Melhor para Você

Você tem o sonho de morar nos Estados Unidos? Ou, quem sabe, fazer um intercâmbio no país, ou mesmo fazer turismo por lá? Então, esse artigo é para você. Neste post, vamos apresentar os principais tipos de vistos para os Estados Unidos e mostrar qual pode se aplicar a cada necessidade.

Já se sabe que para nós, brasileiros, entrarmos nos Estados Unidos é preciso ter esse tipo de documentação, não é? Sendo assim, a questão é saber qual é o tipo de visto certo para cada situação. Cada categoria de visto tem seus próprios requisitos e objetivos, como turismo, negócios, estudos, trabalho ou imigração. Contudo, vale lembrar que são mais de 180 tipos de vistos para os Estados Unidos.

E se você quiser saber mais sobre como ser elegível ao Green Card, entre em contato com a nossa equipe! Nossos profissionais experientes em imigração podem ajudar você a tirar o sonho americano do papel e dar o primeiro passo em direção a um futuro brilhante nos EUA. Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo!

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Por que é preciso ter um visto para entrar nos Estados Unidos?

Antes de mais nada, vale salientar que o visto americano se trata de uma autorização legal concedida pelos consulados e embaixadas dos Estados Unidos, liberando a entrada e permanência temporária de estrangeiros no país. Essa autorização é estampada no passaporte e sinaliza a categoria do visto e sua validade, e o objetivo da viagem. Nesse sentido, a finalidade dos vistos para os Estados Unidos é garantir que as pessoas que entram nos Estados Unidos atendam aos requisitos legais, além de regular e controlar o fluxo de visitantes estrangeiros no país.

Um visto americano válido é um pré-requisito para solicitar a entrada nos Estados Unidos. Mas, então, se tenho visto aprovado, minha entrada no país está garantida? Não necessariamente. Ter um visto americano não garante automaticamente a entrada nos Estados Unidos, pois a decisão final é do oficial de imigração na chegada ao país.

Agora, se você for brasileiro com dupla cidadania de algum país que integre o Programa de Isenção de Vistos (Visa Waiver Program), você está liberado para entrar nos Estados Unidos sem a necessidade de um visto. Trinta e oito nações estão no Programa, como os países da Europa Ocidental, Chile, Japão, Coreia do Sul e Austrália, por exemplo. 

Quais são os principais tipos de vistos americanos?

1- Visto de visitante/turismo (B-1 / B-2)

A princípio, este visto é destinado a todos aqueles que vão viajar para os Estados Unidos a negócios ou a lazer. Contudo, ele possui curta duração, os vistos de negócios B-1 não podem envolver um trabalho local

2- Visto de Tratado e Investidor (E-1 / E-2)

Serve para investidores ou comerciantes e seus funcionários para fazerem negócios no país. Ele só vale para países que tiverem um tratado comercial com os Estados Unidos.

3- Visto de estudante (F-1 e M-1)

Esta categoria de visto vale para aqueles viajantes que querem fazer um curso completo de estudo em uma escola nos Estados Unidos.

4- Ocupação especializada – Profissional (H-1B)

Podem ser elegíveis para esse tipo de visto profissionais que tenham, ao menos, um diploma de bacharel ou experiência na área de ocupação. Sendo assim, ainda é preciso que os empregadores façam um pagamento do valor do salário vigente para a posição.

5- Visto para Intercâmbio (J-1 e Q-1)

Têm direito a este visto aqueles que optarem por fazer um intercâmbio nos Estados Unidos. Geralmente, os programas de visto J-1 são voltados a alunos, acadêmicos de curta duração, como por exemplo, professores, recém-formados, pesquisadores, especialistas, au pairs, visitantes do governo, entre outros.

6- Visto para Noiva(o) (K-1)

Específico para noivos e noivas de cidadãos americanos que querem se casar nos Estados Unidos.

7- Visto Trabalho Extraordinário (O-1)

É autorizado para aqueles que tiverem habilidades extraordinárias em ciências, artes, educação, negócios ou atletismo

8- Visto de Habilidades excepcionais (EB-2)

Enfim, o visto EB-2 é destinado a profissionais com habilidades excepcionais em ciências, artes ou negócios, que podem, de alguma maneira, contribuir para a economia, a cultura ou a educação dos Estados Unidos.

Sendo assim, para conseguir elegibilidade ao Visto EB-2, é preciso comprovar experiência profissional e habilidades por meio de prêmios, publicações ou outros méritos relevantes.

Como conquistar o Green Card com o visto EB-2 NIW

vistos para os Estados Unidos
Vistos para os Estados Unidos – Green Card (Fonte: Freepik)

O EB-2 NIW é um programa de visto voltado para pessoas altamente qualificadas que possuem habilidades ou conhecimentos excepcionais em áreas de interesse nacional e que desejam morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Portanto, esta pode ser a melhor opção para você conquistar o Green Card.

Ele é uma autorização permanente para morar e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, concedida a profissionais extremamente talentosos, com diploma de grau avançado e habilidades excepcionais. Podem aplicar para este tipo de visto pesquisadores, professores, engenheiros, médicos, cientistas, empreendedores e artistas, entre outros, que se destacam em suas áreas de atuação.

O EB-2 NIW é um visto de imigrante que leva ao Green Card, ou seja, o beneficiário tem direito de morar, trabalhar, estudar, viajar e viver nos Estados Unidos com quase todos os direitos de um cidadão americano. Outro benefício desta categoria de visto é que após cinco anos de residência permanente nos EUA, o candidato tem o direito de solicitar a naturalização e iniciar processo de cidadania.

Planejamento é a palavra-chave para encontrar o melhor tipo de vistos para os Estados Unidos

Muitas são as opções de vistos para viajar aos Estados Unidos e cada um tem a sua finalidade e os seus próprios requisitos. Por isso, é importante entender qual é o mais adequado para cada situação, e obter o visto americano certo é essencial para você ter uma viagem tranquila, seja para turismo, negócios, estudos ou trabalho.

Para saber escolher qual é a melhor categoria de visto para a sua viagem, é importante ter planejamento e saber exatamente o seu objetivo ao embarcar para os Estados Unidos. O próximo passo é encontrar a melhor assessoria que possa te ajudar a conquistar o visto desejado. 

A Premium Global Mobility Partner é especializada no visto EB-2 NIW, com uma equipe qualificada com mais de 10 anos de experiência nessa categoria de visto. Se o seu objetivo é imigrar legalmente para os Estados Unidos, então não hesite em entrar em contato com a gente.

Gostou de saber mais sobre os vários tipos de visto americano? Então, continue por aqui e leia mais conteúdos relacionados a imigração no nosso blog e se inspire a ter uma vida no exterior.

Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo e saiba se você é elegível ao Green Card.

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Artigos relacionados

Rolar para cima

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar você?