Mãos de homem segurando um jornal

Conheça os Tipos de Visto de Trabalho Para os EUA

Antes de mais nada, é sabido que o visto americano, qualquer que seja a sua categoria, é um documento essencial que permite a cidadãos estrangeiros entrar e permanecer nos Estados Unidos para diversos fins. Sendo assim, este documento nada mais é do que a autorização legal concedida pelos consulados e embaixadas dos Estados Unidos. Ele libera a entrada e permanência temporária de estrangeiros no país e é estampado no passaporte com a categoria do visto e sua validade, além do objetivo da viagem. Neste artigo iremos listar alguns dos principais tipos de visto de trabalho EUA.

Neste sentido, o objetivo do visto americano é garantir que as pessoas que entram nos Estados Unidos atendam aos requisitos legais. Além disso, ele serve para regular e controlar o fluxo de visitantes estrangeiros no país. Por isso, um visto americano válido é um pré-requisito para solicitar a entrada nos EUA. No entanto, ter o visto aprovado não é garantia de que você pode entrar no país, pois a decisão final sempre será do oficial de imigração ao chegar nos Estados Unidos.

O Brasil está na extensa lista de países que exigem visto para entrar nos Estados Unidos. Dessa forma, a questão é saber qual é o tipo de visto certo para cada situação, pois cada categoria de visto tem seus próprios requisitos e objetivos, como turismo, negócios, estudos, trabalho ou imigração. A título de informação, por exemplo, são mais de 180 tipos de vistos disponíveis e aqui você pode conhecer os principais deles.   

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Visto de trabalho nos Estados Unidos e sua finalidade

Assim como qualquer outra finalidade de entrada nos Estados Unidos, se você pretende trabalhar no país, você certamente precisa de um visto que autorize essa prática. Em outras palavras, o visto de trabalho nos EUA serve como uma autorização legal para que você, como um trabalhador estrangeiro, possa se empregar no país.

Dessa forma, cada tipo de visto de trabalho é projetado para atender objetivos específicos. Por exemplo, atraindo profissionais qualificados, promovendo intercâmbio cultural ou abordando a escassez de mão de obra em diversas áreas de atuação. Por isso, a seguir, vamos destacar os diferentes tipos de vistos de trabalho disponíveis nos Estados Unidos, esclarecendo suas características únicas e seus requisitos para que você saiba qual é o visto ideal no seu caso.

Tipos de visto de trabalho EUA
Tipos de visto de trabalho EUA (Fonte: Freepik)

Tipos de Vistos de Trabalho EUA

Primeiramente, vale lembrar que existem diversos tipos de visto de trabalho e, a seguir, vamos listar e detalhar cada um deles. Sendo assim, você terá mais informações sobre cada tipo de visto e poderá entender melhor qual é o ideal para o seu caso específico. 

Como vimos anteriormente, o visto de trabalho é um documento indispensável para você que deseja trabalhar legalmente nos Estados Unidos. Ou seja, sem ele, você não poderá exercer qualquer profissão que seja, caso contrário, certamente terá complicações com a imigração. E você não quer isso, não é verdade?

Então, vamos lá para a lista de vistos de trabalho disponíveis e suas características:

1- Visto H-1B:

O visto H-1B é um dos tipos de visto de trabalho EUA. Projetado para trabalhadores estrangeiros altamente qualificados em ocupações especializadas, como, por exemplo, tecnologia, ciência e engenharia. Todavia, este tipo de visto requer que um empregador patrocine você e demonstre que o cargo que você ocupará não pode ser preenchido por um trabalhador norte-americano.

2- Visto L-1 (tipos de visto de trabalho EUA):

O visto L-1 é para transferências intra companhia, ou seja, caso você trabalhe em uma multinacional e seja transferido de uma unidade para outra dentro da mesma organização nos Estados Unidos. Existem duas subcategorias para este visto: a L-1A para gerentes e executivos e a L-1B para funcionários com conhecimento especializado.

3- Visto O:

Se você tem habilidades ou realizações extraordinárias em campos como artes, ciências, educação, negócios ou esportes, os vistos O são para você. Nesse sentido, esses vistos exigem documentação extensa para comprovar a sua expertise excepcional nessas áreas.

4- Visto E:

A categoria de visto E, por sua vez, voltada para comerciantes e investidores de países que mantêm tratados comerciais com os Estados Unidos. Os vistos E-1 são para comerciantes de tratados, enquanto os vistos E-2 são para investidores de tratados.

5- Visto TN (tipos de visto de trabalho EUA):

O visto TN é focado especificamente em cidadãos canadenses e mexicanos sob o acordo NAFTA (atual USMCA). Dessa forma, ele abrange diversas profissões, como engenheiros, cientistas e profissionais de saúde.

6- Visto J-1:

Caso o seu interesse ao viajar para os Estados Unidos seja vivenciar um intercâmbio cultural, você pode buscar o visto J-1. Isso porque ele permite que você integre programas de educação, treinamento e intercâmbio cultural no país.

7- Visto EB-2 com Liberação de Interesse Nacional (EB2-NIW):

A categoria de visto EB-2, similarmente, reservada para pessoas com habilidades excepcionais em seus respectivos campos. Assim também, ele é ideal para você e outros profissionais com diplomas avançados, como Bacharelado, Mestrado ou Doutorado.

A Liberação de Interesse Nacional (National Interest Waiver – NIW), por sua vez, é uma disposição especial dentro da categoria EB-2. Essa disposição libera você da necessidade do processo de certificação de trabalho e do requisito de uma oferta de emprego específica por parte de uma empresa norte-americana. Em outras palavras, com o intercâmbio cultural , você pode trabalhar nos Estados Unidos sem precisar de uma oferta de emprego de uma empresa no país.

Sendo assim, para se qualificar para o visto EB2-NIW, você e os requerentes dessa categoria devem demonstrar que o seu trabalho beneficia os Estados Unidos em nível nacional. Sendo assim, é possível incluir contribuições para áreas como saúde, tecnologia, educação e empreendedorismo, por exemplo. 

No entanto, se você não se encaixa em uma das profissões, não se preocupe, temos uma boa notícia para você: todas as áreas de atuação são aplicáveis ao visto EB-2 NIW. Ainda, a aplicação para esta categoria de visto exige que você comprove uma evidência substancial da habilidade excepcional e do impacto que o seu trabalho vai trazer para o interesse nacional.

Conclusão: Conhecer as opções de visto de trabalho é o primeiro passo

Navegar pelo complexo cenário dos vistos de trabalho nos EUA pode ser desafiador. No entanto, compreender as várias opções disponíveis é o primeiro passo para você alcançar seus objetivos de carreira nos Estados Unidos. Sendo assim, cada categoria tem suas finalidades e seus requisitos, mas todos têm a mesma finalidade: permitir que você trabalhe legalmente nos Estados Unidos.

Entender essas diferentes categorias e requisitos certamente vai facilitar na hora de você escolher a melhor opção no seu caso. E são várias as possibilidades, desde ir com um sponsor, ou seja, um empregador que vai intermediar esse processo, ou se você trabalhar por conta própria, seja abrindo uma empresa ou investindo no mercado local.

Seja você um profissional com habilidades especializadas, talentos extraordinários ou que contribui para o interesse nacional, sem dúvida há uma categoria de visto de trabalho que atenda às suas necessidades. Por isso, é essencial consultar profissionais de imigração que podem tirar as suas dúvidas e explicar cada tipo de visto

Acima de tudo, é essencial ter um suporte que vai ajudar você a preparar cuidadosamente sua inscrição. Como resultado, isso vai maximizar suas chances de sucesso em obter o visto certo para sua experiência de trabalho nos Estados Unidos.

Faça nosso teste de elegibilidade agora mesmo e saiba se você é elegível ao Green Card.

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Artigos relacionados

Rolar para cima

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Abrir bate-papo
Precisa de Ajuda?
Como podemos ajudar você?