Família com pai, mãe e duas crianças em pé de costas vendo pôr do sol e segurando bandeira americana

Visto EB-2 NIW para os Estados Unidos: Requisitos e Dicas

Morar legalmente nos Estados Unidos é o sonho de muita gente. Porém, para realizar esse sonho é preciso cumprir alguns requisitos que levam ao tão desejado Green Card, ou seja, a permissão de residência permanente dos Estados Unidos. E um dos principais benefícios do Green Card é, além da oportunidade de morar legalmente nos EUA, buscar oportunidades de emprego no país.

Vale lembrar que existem diversas maneiras de conquistar a residência permanente nos Estados Unidos, e o visto EB-2 NIW é a melhor delas. Isso porque esse é o caminho mais seguro para chegar ao Green Card. Com ele, você tem permissão não apenas para morar, mas também atuar profissionalmente nos EUA.

Segundo alguns levantamentos, há uma carência de trabalhadores especializados nos Estados Unidos e isso tem aumentado a demanda por profissionais estrangeiros. Para se ter uma ideia, nos próximos 8 anos, o país terá uma carência de mais de 120 mil profissionais de saúde, conforme dados da Associação de Colégios Médicos Americanos. E isso inclui profissões como Odontologia, Medicina, Enfermagem e Fisioterapia. Além disso, imagine-se que nos próximos 12 meses, a demanda por engenheiros deve aumentar cerca de 10%, independentemente da especialização.

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Tendo isso em vista, essas informações reforçam como os Estados Unidos podem ser um país atrativo para profissionais brasileiros que queiram morar e trabalhar legalmente no país. Por isso, vamos explicar neste artigo o que é o visto americano EB-2 NIW e mostrar o caminho para conquistar o seu. Ainda, vamos trazer 8 dicas valiosas que aumentam as suas chances de ser elegível.

Assista ao vídeo e entenda sobre o visto EB-2 NIW e o que é preciso para ser elegível

Afinal, o que é o visto EB-2 NIW?

O visto EB-2 NIW (National Interest Waiver) é uma opção atrativa para profissionais altamente qualificados que desejam buscar oportunidades de morar legalmente nos Estados Unidos e, eventualmente, obter o Green Card.

Nesse sentido, este visto é uma alternativa que permite aos candidatos obter uma dispensa dos requisitos tradicionais de certificação de trabalho e oferta de emprego, tornando-o uma rota popular para aqueles que se destacam em suas áreas de atuação.

A seguir, vamos explorar os requisitos essenciais para obter o visto EB-2 NIW, apresentando suas vantagens e compartilhando dicas para navegar pelo processo com sucesso.

Quais são os requisitos para o Visto EB-2 NIW?

Para ser elegível ao visto EB-2 NIW, é preciso preencher alguns requisitos. Sendo assim, formação acadêmica e experiência profissional são algumas das características que te levam ao passo seguinte para aprovação do pleito imigratório. Veja a seguir onde começa a jornada para o sonhado Green Card.

1. Habilidade Especializada

Certamente, um dos pilares do visto EB-2 NIW é a demonstração de habilidade especializada por parte do candidato. Isso significa que você deve possuir uma expertise excepcional em sua área de atuação. Normalmente, isso é comprovado por graus acadêmicos avançados, certificações relevantes e um histórico de realizações notáveis na sua área profissional.

2. Benefício para o Interesse Nacional (visto EB-2 NIW)

Uma característica distintiva do visto EB-2 NIW é a ênfase no benefício para o interesse nacional dos Estados Unidos. Por isso, é importante que o candidato estabeleça uma conexão sólida entre seu trabalho e o impacto positivo que ele traz para a sociedade americana.

Nesse sentido, você pode evidenciar esse impacto ao demonstrar que o seu trabalho está alinhado com prioridades estratégicas do país, como avanços científicos, tecnológicos, médicos, ou educacionais.

3. Impacto Substancial

Além de habilidade especializada e benefício para o interesse nacional, os candidatos ao visto EB-2 NIW devem demonstrar que suas contribuições têm um impacto substancial em sua área de atuação. Isso pode ser exemplificado por meio de publicações em revistas renomadas, prêmios recebidos, participação em conferências importantes e até mesmo patentes obtidas.

Entenda melhor sobre o visto EB-2 NIW

É importante explicar que o fato de você ter grau avançado ou ser uma pessoa com capacidade excepcional não significa que você se qualifica automaticamente para uma isenção de interesse nacional (NIW). Se você busca a dispensa da oferta de emprego, você deve demonstrar que você tem algo a contribuir para o interesse nacional, além de comprovar sua elegibilidade para a classificação do programa de visto.

Tendo isso em vista, você pode conquistar a isenção de interesse nacional sem restrições ao demonstrar elegibilidade por conseguir apresentar as evidências, conforme segue:

O negócio que você pretende abrir nos EUA tem mérito substancial e importância nacional

Seja objetivo e trabalhe com atenção no seu plano de negócios, ele pode ser um ponto crucial para a sua aprovação. Isso porque o USCIS vai avaliar se as provas apresentadas demonstram que o empreendimento proposto tem mérito substancial e importância nacional. Ou seja, forneça detalhes sobre o negócio, o que ele envolve e quais os tipos de trabalho você está disposto a realizar.

Além disso, a Imigração também pode considerar as evidências de um impacto econômico significativo do seu empreendimento. Nesse sentido, esse mérito pode ser estabelecido sem impacto econômico imediato ou quantificável. Do mesmo modo, esforços relacionados à pesquisa, ciência e o avanço do conhecimento humano podem se qualificar.

A importância nacional do seu empreendimento proposto também será avaliada. Por exemplo, o seu negócio pode ter importância nacional em algum campo específico, como engenharia ou avanços médicos. Ainda, ele pode ter relevância na economia, caso você venha a empregar trabalhadores dos Estados Unidos.

Por último, é importante que o seu plano de negócio comprove que o seu empreendimento tem o potencial significativo de visar o bem-estar social ou o enriquecimento cultural ou artístico dos Estados Unidos. Isso certamente vai contribuir para que você atinja o nível de importância nacional.

Você é uma pessoa bem posicionada para avançar no empreendimento proposto

Neste caso, o mérito se concentra na pessoa enquanto profissional qualificado. Neste sentido, você deve demonstrar que está bem posicionada para colocar o seu plano de negócios em prática. O USCIS considera alguns fatores ao avaliar se você está bem posicionado para avançar no empreendimento. Por exemplo, educação, habilidades, conhecimento e histórico de sucesso. O plano desenvolvido para colocar o negócio em prática também é levado em conta, ou, ainda, as atividades futuras relacionadas ao empreendimento proposto que foram colocadas em prática.

Nesta etapa de avaliação, o USCIS também leva em consideração qualquer progresso no sentido de alcançar o empreendimento proposto. Bem como o interesse ou apoio que você possa ter recebido de potenciais clientes, usuários, investidores ou outras entidades ou pessoas relevantes.

A seguir, veja algumas evidências que podem demonstrar que você é capaz de avançar com o empreendimento proposto:

  • Graus, certificados ou licenças na sua área de atuação
  • Patentes, marcas registradas ou direitos autorais desenvolvidos
  • Cartas de especialistas na área, descrevendo feitos e realizações, além de fornecer exemplos específicos
  • Artigos publicados ou reportagens da mídia sobre seus feitos passados ou atuais
  • Documentação com histórico de citações do trabalho ou trechos de artigos publicados
  • Evidência de que o seu trabalho tem influência no campo de atuação
  • Um plano no qual demonstre como você pretende continuar o trabalho proposto nos Estados Unidos
  • Um plano de negócios detalhado com qualquer evidência de suporte relevante
  • Correspondência de empregadores, clientes ou clientes potenciais
  • Documentação com planos viáveis ​​de apoio financeiro
  • Evidência de que você recebeu investimento de investidores americanos, como empresas de capital de risco, investidores-anjo ou aceleradoras de startup
  • Contratos, acordos ou licenças que comprovem o impacto potencial do seu empreendimento
  • Cartas de agências governamentais ou entidades nos Estados Unidos que demonstrem que você está apto para avançar no empreendimento proposto
  • Provas de que você recebeu prêmios, subsídios ou outro tipo de apoio não monetário relevante de entidades governamentais federais, estaduais ou locais
  • Provas de que o seu trabalho está sendo usado por outros, como, por exemplo, contratos com empresas que utilizam algum produto que você criou ou ajudou a criar

Os Estados Unidos entendem que você e o seu negócio são benéficos para o país

A terceira etapa do processo de análise consiste na demonstração de que você, enquanto profissional qualificado, bem como o seu empreendimento trazem benefícios para o país. Sendo assim, o USCIS acredita que é possível dispensar a exigência de uma oferta de emprego de uma empresa americana.

Em outras palavras, você é liberado da necessidade de uma certificação trabalhista, a qual garante que a admissão de trabalhadores estrangeiros não prejudique o emprego, oportunidades, salários e condições de trabalho dos trabalhadores americanos.

Vantagens do visto EB-2 NIW:

O EB-2 NIW é o programa de visto perfeito para você que deseja ter a residência permanente nos Estados Unidos com base na sua experiência profissional. As vantagens dessa categoria certamente vão fazer a diferença na hora de definir qual é o melhor caminho a ser seguido na imigração.

Nesse sentido, os critérios apresentados pelo país para a obtenção do EB-2 NIW têm como base todas as suas conquistas, experiência e formação profissional. Isto é, as exigências para esta categoria de visto são voltadas especialmente para aquelas pessoas que, profissionalmente, têm conhecimento e expertise para oferecer aos Estados Unidos e que vão, de alguma forma, beneficiar o país.

A seguir, vamos listar algumas vantagens do visto EB2-NIW e pontos que vão contribuir para o sucesso do seu pleito imigratório.

Com o visto EB-2 NIW, você ganha residência permanente imediata

Você conquista a residência permanente imediatamente após ter seu pleito imigratório aprovado com o EB-2 NIW. Esse benefício se estende ao cônjuge e aos dependentes do solicitante. Algumas outras categorias de visto americano voltadas a profissionais qualificados, empresários e/ou investidores não têm essa vantagem, como, por exemplo, o visto L-1. 

Os requisitos do visto EB-2 NIW são alcançáveis

É perfeitamente compreensível que o fato de o visto EB-2 NIW é focado em trabalhadores com habilidades excepcionais e extraordinárias assusta um pouco. É fácil pensar que isso não se aplica a você ou que esse visto não é o ideal para o seu caso. No entanto, não se deixe enganar. Na realidade, os requisitos para solicitar o visto EB-2 NIW são perfeitamente alcançáveis para muitos profissionais.

Se você tem formação acadêmica superior, experiência na sua área de atuação, possui licença profissional ou está filiado a uma associação profissional da sua área, você se enquadra nos quesitos de elegibilidade do EB-2 NIW. Por isso, é importante buscar uma assessoria imigratória com excelência que poderá te dar todas as informações necessárias para entender sobre o visto. Com a orientação certa, é só começar a reunir documentos que possam comprovar sua elegibilidade e que vão respaldar a sua solicitação do visto.

Não precisa ter uma oferta de emprego para o visto EB-2 NIW

Depender de uma oferta de emprego de uma empresa americana pode ser desafiador para quem deseja imigrar para os Estados Unidos. Isso porque é a empresa contratante que entra com a ação para o seu visto e é necessário realizar uma série de passos para ter sucesso no processo. Inclusive, a Imigração irá verificar se não há profissionais americanos qualificados disponíveis no mercado local para preencher a sua vaga. 

Tendo isso em vista, o visto EB-2 NIW existe para atender os profissionais que tem conseguem comprovar sua capacidade profissional, e, ao mesmo tempo, não querem estar atrelados a uma vaga de trabalho numa empresa americana. E é aí que entra a sigla NIW, que significa National Interest Waiver, ou Força de Interesse Nacional, em português. Para ser elegível, é preciso comprovar sua qualificação e demonstrar que seu perfil é atrativo para o mercado nacional por meio de documentações. 

Há incentivo para imigração com base em quesitos profissionais

Já se sabe que o governo norte-americano debate a ampliação da imigração legal para o país. Isso devido à falta de profissionais qualificados americanos para suprir a demanda local. Ou seja, isso significa que há uma necessidade de trazer profissionais para o país. Dito isso, o aumento de oportunidades para imigrantes que sonham em trabalhar nos Estados Unidos é praticamente certeiro. E o visto EB-2 NIW se apresenta como uma excelente opção para quem pretende se tornar um destes beneficiários.

Veja 8 dicas que separamos para você ter sucesso no processo do EB-2 NIW:

Dica 1: Documentação Detalhada

O processo de solicitação do visto EB-2 NIW exige um alto nível de documentação. É essencial apresentar provas sólidas de suas realizações, incluindo diplomas, certificados, prêmios, projetos concluídos e outras evidências tangíveis. Com uma documentação detalhada e organizada você poderá comprovar sua excelência de maneira mais eficaz.

Dica 2: Cartas de Apoio de Especialistas

Obter cartas de apoio de especialistas da sua área profissional é fundamental para fortalecer sua candidatura. Ademais, essas cartas devem ser redigidas por profissionais respeitados que possam destacar a importância do seu trabalho. 

Dica 3: Clareza na Demonstração do Interesse Nacional

A ênfase na conexão entre seu trabalho e o interesse nacional dos Estados Unidos deve ser evidente. Portanto, seja claro e conciso ao explicar como suas atividades são relevantes para o progresso e desenvolvimento do país. Use exemplos concretos e dados relevantes para respaldar suas afirmações.

Dica 4: Realizações Tangíveis

Destacar conquistas mensuráveis e impactantes que você alcançou em sua carreira é crucial para você ter sucesso no processo do EB-2 NIW. Isso pode incluir projetos de pesquisa que trouxeram avanços significativos, publicações em periódicos renomados, depoimentos de pessoas beneficiadas pelo seu trabalho e outros marcos que evidenciem a sua influência na área.

Dica 5: Plano de Trabalho Futuro

Além de demonstrar seu impacto passado, é importante apresentar um plano sólido para o seu trabalho futuro nos Estados Unidos. Você pode apresentar detalhes sobre projetos que você planeja realizar, parcerias que pretende estabelecer e como continuará contribuindo para o interesse nacional após obter a residência permanente no país.

Dica 6: Evidência de Reconhecimento

Para fortalecer ainda mais sua candidatura, inclua provas de reconhecimento profissional, como prêmios, bolsas de pesquisa, convites para palestras ou colaborações com instituições renomadas. Isso demonstra que suas contribuições são valorizadas em sua área de atuação.

Dica 7: Inovação e Contribuição Única

Destaque como suas atividades vão além do convencional, mostrando como você trouxe inovação e uma abordagem única para sua área de atuação. Isso pode envolver o desenvolvimento de novos métodos, soluções criativas para problemas complexos ou a identificação de lacunas no conhecimento atual.

Dica 8: Comprovação de Apoio Financeiro

Apresentar evidências de apoio financeiro para garantir que você conseguirá se sustentar nos Estados Unidos enquanto trabalha para o benefício nacional também é uma boa maneira de fortalecer o seu pleito. Nesse ponto, você pode incluir informações sobre emprego, financiamento de projetos ou bolsas de estudo que você receberá.

visto eb 2 niw documentação
Quanto mais evidências de qualificação profissional você apresentar, mais chance você tem de ser aprovado. (Fonte: REUTERS/Mike Blake)

Conclusão: O Visto EB-2 NIW é o caminho ideal para o Green Card

Em síntese, o visto EB-2 NIW oferece uma rota excepcional para indivíduos talentosos e influentes conquistarem a residência permanente nos Estados Unidos.

Nesse sentido, ao investir tempo e esforço na preparação adequada da documentação e ao construir um caso convincente em torno de sua habilidade, impacto e contribuição contínua para o país, os candidatos podem trilhar um caminho seguro em direção ao Green Card e a um futuro brilhante nos Estados Unidos

O EB-2 NIW, além de oferecer uma oportunidade para avançar na sua carreira, é a chance de você morar legalmente em um país cheio de oportunidades, garantindo mais qualidade de vida para você e para a sua família.   

Por isso, quanto mais evidências de qualificação profissional você reunir e apresentar, maiores são as suas chances de ser aprovado no pleito imigratório. E se você ainda não tem currículo suficiente para ser elegível ao visto EB-2 NIW, você pode seguir as nossas dicas para se orientar e dar início a um futuro próspero. Que tal começar hoje mesmo?

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Artigos relacionados

Rolar para cima

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.