visto eb 1

Visto EB-1: O que é e para quem se aplica

Os EUA são uma potência mundial em vários sentidos e, mais do que isso, é um excelente lugar para os brasileiros que desejam internacionalizar a carreira. Além de salários atrativos, o país oferece mais oportunidades de crescimento profissional. Nesse sentido, o visto EB-1 é um excelente caminho para quem busca investir na profissão e, além disso, sonha em morar ou estudar nos EUA. 

Uma das grandes vantagens do EB-1 é que ele não exige uma oferta de trabalho de um empregador nos Estados Unidos. Ou seja, isso possibilita que o candidato conquiste o Green Card com base em suas próprias realizações profissionais.

Contudo, vale lembrar que ele é apenas para quem se destaca fortemente na sua área de atuação. Por isso, é importante entender sobre os requisitos e contar com uma assessoria especializada para ter mais orientações e informações, como a Premium Global Mobility Partner.

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

O que é o visto EB-1?

Este é um visto americano da categoria “Employment Based”. Ou seja, ele se baseia nas conquistas e realizações profissionais do candidato. Além disso, ele concede residência permanente nos Estados Unidos àqueles profissionais que se destacam em sua área de atuação. 

O EB-1 é conhecido como um visto para profissionais com habilidades extraordinárias, porém, ele não é destinado apenas a ganhadores de prêmios internacionais de renome, como Oscar, Pulitzer, Nobel, medalhas olímpicas, dentre outros. Pelo contrário. Profissionais de outras áreas, como dentistas, tatuadores, chefs de cozinha, advogados e empresários, também são elegíveis ao visto.  

Para isso, basta comprovar seu reconhecimento e destaque na área profissional por meio de uma documentação extensa. E isso é possível cumprindo três dos dez requisitos estabelecidos pela imigração americana.

Conheça os requisitos do visto EB-1:

Para os Estados Unidos, o visto EB-1 tem como objetivo atrair profissionais que detêm os maiores níveis de excelência em seu campo. Por isso, é importante comprovar suas conquistas por meio de evidências comprobatórias. 

E essa documentação pode incluir premiações, materiais publicados em revistas de renome e salário acima da média, por exemplo, dentre outros requisitos. No entanto, sua elegibilidade se efetiva se você preencher ao menos três dos dez requisitos abaixo:

  • Prêmios reconhecidos nacional ou internacionalmente;
  • Filiação em associações que exigem excelência de seus membros;
  • Possuir material publicado em grandes meios de comunicação;
  • Ter contribuições acadêmicas ou artísticas relevantes;
  • Publicação de artigos científicos em revistas profissionais da área;
  • Ter participado de exposições e shows artísticos;
  • Exercer ou ter exercido papel de liderança em organização com excelente reputação;
  • Remuneração acima da média em comparação com o mercado;
  • Ter participado como juiz avaliando o trabalho de outros;
  • Comprovar sucesso comercial dentro das artes do espetáculo.

Leia também: Visto EB-2 NIW para os Estados Unidos: Requisitos e Dicas

Leia também: Vantagens que o Green Card Americano Proporciona

Subcategorias do visto EB-1:

visto EB-1
O visto EB-1 é para quem se destaca fortemente na sua área de atuação (Fonte: Freepik)

Já vimos que o visto EB-1 é para profissionais que se destacam em suas áreas de atuação (Imigração Baseada em Emprego). Entretanto, o processo para obtê-lo requer a apresentação de uma petição junto ao Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS)

Para facilitar a submissão do visto, ele é dividido em três subcategorias:

EB-1A: Trabalhadores com Habilidades Extraordinárias

As áreas de atuação que mais se adequam a esta categoria são ciências, artes, educação, negócios e atletismo. 

Quando o profissional conseguir comprovar que possui realizações expressivas e reconhecimento internacional, é possível se candidatar por contra própria. Neste caso, não há a necessidade de uma oferta de trabalho ou do patrocínio de uma empresa americana.

EB-1B: Professores e Pesquisadores Universitários

Esta subcategoria inclui professores e pesquisadores universitários que têm reconhecimento internacional por sua contribuição. Além disso, os candidatos precisam comprovar ter ao menos três anos de experiência em pesquisa ou ensino. 

Nesta subcategoria, contudo, os candidatos precisam ter uma oferta de trabalho nos Estados Unidos, diferentemente da primeira subcategoria.

EB-1C: Gerentes e Executivos de Multinacionais

Essa subcategoria é para executivos que atuaram em uma filial internacional de uma empresa americana por, no mínimo, um ano, nos últimos três anos. Neste caso, é a própria empresa que fica responsável pela petição.

Leia também: Por Que é Bom Morar nos Estados Unidos: Conheça as Vantagens

Leia também: Visto EB-2 NIW para Empresários: Tudo o que Você Precisa Saber

Entenda a diferença do EB-1 para os demais vistos imigratórios

Antes de mais nada, talvez uma das grandes diferenças do EB-1 para muitos outros vistos imigratórios, é que esse visto não requer uma oferta de trabalho de uma empresa americana. Ou seja, o candidato pode entrar com pedido de visto com base em seus feitos profissionais.

Outra grande vantagem dele é que, ao ser aprovado, o candidato ganha automaticamente o Green Card, isto é, tem direito à residência permanente nos EUA.

Leia também: Visto O-1: Entenda o que é e para quem se destina

Leia também: Formulário I-140: Saiba tudo sobre a Petição de Imigrante para Trabalhador Estrangeiro

Conclusão: Invista na sua carreira e aposte no visto EB-1

Como vimos, o visto EB-1 é ideal para profissionais de destaque e reconhecimento nacional ou internacional em diversas áreas. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter um prêmio como Nobel ou Pulitzer para se candidatar e ele. 

O primeiro passo para aplicar ao visto é avaliar a sua elegibilidade, certificando-se de que você atende aos requisitos necessários exigidos. Isso inclui comprovar suas habilidades extraordinárias e reconhecimento em sua área de atuação por meio de evidências.

Depois, é importante garantir que a documentação esteja o mais completa possível. Ou seja, reúna todos os documentos exigidos que possam comprovar suas qualificações, premiações, reconhecimentos e contribuições profissionais. 

Nós sabemos, no entanto, que essa não é uma tarefa simples, por isso, você pode deixar a burocracia com quem é especialista no assunto. Conte com a assessoria especializada da Premium Global Mobility Partner e tenha uma orientação e assistência personalizada durante todo o processo.

Acesse nosso site aqui e entre em contato com a nossa equipe!

Você está pronto para dar o próximo grande passo na sua carreira e vida pessoal? O Visto EB-1 pode ser a chave para abrir as portas dos Estados Unidos para profissionais de excepcional talento como você. Assista nosso vídeo exclusivo, entenda mais sobre o visto EB-1 e como você pode se qualificar para obtê-lo. Assista agora e comece sua jornada para alcançar o sucesso nos EUA!

Saiba se você é elegível ao GREEN CARD.
Faça o American Green Test!

Visto EB-1 – Visto de Habilidades extraordinárias

Artigos relacionados

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.